Qual é a origem do casamento?
Como ferramenta social, o casamento evoluiu e se ramificou de diversas formas ao longo de nossa história, diferindo nas mais diversas sociedades.
A cerimonia nasceu na Roma antiga, acompanhada por diversos símbolos que são mantidos até hoje. Na época havia uma expressa dicotomia entre as concepções de amor “pagãs” e cristãs. Os “bárbaros”, como eram chamados pelos romanos, consideravam o amor monogâmico subversivo, já os romanos achavam o amor poligâmico subversivo.
Mais tarde o império Romano se dividiu, mas o casamento permaneceu acompanhando a tradição cristã, que mais tarde foi amplamente disseminada, o casamento passou a ser normatizado em 1140 com o Decreto de Graciano.
Muitas vezes era utilizado para formar alianças políticas e militares, e não levava em conta a vontade dos noivos, ou seja, eram suas famílias que decidiam com quem e quando iriam se casar. Além disso, não era permitido o divórcio, ou seja, a união deveria ser vitalícia.
A partir de 1670, a ruptura passou a ser permitida, por mais que ainda fosse considerada moralmente errada. Já em 1836 a união transcendeu a esfera religiosa e passou a incorporar aspectos civis, abrangendo aspectos sócias de ambos os indivíduos.
Já no Brasil, o casamento passou a ser formal com o início da República, com um decreto assinado pelo então chefe do governo, Marechal Deodoro da Fonseca, no dia 24 de janeiro de 1890, dando o caráter civil para a associação. A partir de então, as novas concepções junto com a evolução de nossa sociedade permitiu com que o casamento continuasse progredindo, permitindo com que ocorressem diversas mudanças, como em 2011, quando o STF mudou o entendimento do código civil permitindo o casamento gay.
Orçamento Online
Receba um atendimento Personalizado
Autora do Blog
Dicas para acertar na contratação da assessoria do seu casamento!
Baixe nosso e-book!
Ofertas Especiais
30% OFF
Casamento dos sonhos
30% OFF
Casamento dos sonhos
30% OFF
Casamento dos sonhos